
No passado dia 25 de março, a Fundação Jorge Álvares e a Brotéria, Associação Cultural e Científica, estabeleceram uma parceria através da assinatura de um Protocolo de Colaboração na sede da Fundação. A Brotéria é uma instituição dedicada à reflexão e ao diálogo em diversas áreas do saber, promovendo conferências, exposições, publicações e investigação.
Detentora de um vasto património histórico e cultural, a Brotéria possui uma Biblioteca de grande relevância, onde se encontram edições antigas sobre a China e Macau. Esta parceria com a FJA tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre os mais de 500 anos de relações históricas entre Portugal e a China, aproveitando os recursos e patrimónios próprios de ambas as instituições.
O Protocolo, além de reforçar o intercâmbio e a divulgação das respetivas atividades e publicações, estabelece o apoio da FJA à conservação e restauro de obras literárias pertencentes ao acervo da Brotéria. Adicionalmente, prevê a realização conjunta de conferências, colóquios, seminários, exposições, estudos e outras iniciativas culturais, educativas e de investigação. Para concretizar este compromisso, serão celebrados acordos anuais de colaboração, tendo o primeiro, referente a 2025, sido assinado no mesmo dia.
A assinatura do Protocolo e do Acordo de Colaboração para 2025 foi efetuada, por parte da Brotéria, pelo seu Secretário-Geral Padre Manuel Cardoso SJ e, por parte da FJA, pela Presidente Maria Celeste Hagatong e pelo Administrador Rui Soares Santos.